sábado, 26 de setembro de 2009

Trechos do livro Carta a meu pai (de Franz Kafka)

"E mesmo esta tentativa de responder-te por escrito ficará inconclusa, porque, também ao escrever, o temor e os seus efeitos inibem-me diante de ti"

"Era para mim incompreensível tua absoluta insensibilidade pelo prejuízo e dor que podias causar-me com essas palavras e opiniões; era como se não tivesses consciência do teu poder. Com segurança, eu também te feri com palavras minhas, mas então eu o sabia e isso me causava dor, mas não podia controlar-me, arrependia-me ao mesmo tempo que a dizia. Mas golpeavas com tuas palavras à direita e à esquerda, nada te inspirava piedade, nem nesse momento nem depois; diante de ti ficava-se inteiramente indefeso"

4 comentários:

  1. *Maluu*23:46

    Pow jah li este livro. Para pessoas como eu que tem problemas com o papis é excelente. O cara diz coisas que eu sinto e nunca consegui expressar.

    ResponderExcluir
  2. E não é sempre o que acontece com quem amamos? Os tornamos tiranos aos nossos olhos, onde esquecemos que muitas vezes a opressão vem do lado mais fraco.
    Quando li Carta ao Pai, de vez em quando eu me perguntava, será que o pai de Kafka não sofria a tirania de um filho que o colocava em um altar e exigia dele a perfeição para segui-lo e perceber que nunca o alcançaria?
    Um dos livros mais belos que li. Belo por ser real.
    Abraços minha amiga

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:12

    Não tinha um bom relacionamento com meu pai. Esse livro mostrou-me que ele nunca foi o que verdadeiramente pensava.Via só seu defeitos e pecebi que as suas qualidades superava tudo, tudo que sou hoje devo principalmente a esse homem que tanto maltratei com palavras rudes e frias. Leia esse livro ele pode te ajudar assim como me ajudou. beijoss (adorei o site)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita e oelo comentário anônimo. Se fala do livro Carta ao meu pai... eu já li e trata-se de um dos meus preferidos.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir